A Educação Infantil é uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento integral da criança e para seu sucesso escolar futuro. Baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, tem por objetivo proporcionar aos alunos atividades desafiantes e estimulantes, que desenvolvam a capacidade intelectual, psicomotora, social, investigativa e lógica na criança.
Proporcionando condições para que ele possa se expressar e se comunicar. Busca, também, a construção de uma autoestima positiva, por meio da qual ela estabeleça uma boa relação com as pessoas que a rodeiam e consigo mesma.
Nesse processo pedagógico, é necessário que o aluno aprenda a conhecer e a fazer, com compreensão dos processos envolvidos na ação.
Dentre os meios utilizados, e visando a preparação dos alunos para a etapa seguinte de sua formação, despertar-se-á neles o interesse por histórias, para que possam vivenciar emoções e estabelecer identificações, visando o resgate de valores, desenvolvimento do caráter e formação da cidadania.
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Educação Infantil visa, segundo a LDB, o desenvolvimento integral da criança, complementando a ação da família e da comunidade.
Dos Referenciais Curriculares destacam-se os objetivos de que a criança:
- Aprenda a confiar em suas capacidades, com percepção de suas limitações;
- Estabeleça vínculos afetivos e amplie suas comunicação e interação social;
- Brinque expressando emoções, pensamentos, desejos e necessidades;
- Conheça manifestações culturais com interesse e respeito pela diversidade.
O Colégio Criativo / Balão Encantado visa ainda aguçar o aluno à pesquisa, desenvolvendo habilidades e potencialidades preparando-o para vida toda.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Sob a responsabilidade de um Coordenador, a Educação Infantil atende estudantes com a seguinte faixa etária, completa ou a completar, conforme a legislação vigente:
Creche:
a) Infantil II – 2 anos;
b) Infantil III – 3 anos; II –
Pré-Escola:
a) Infantil IV – 4 anos;
b) Infantil V – 5 anos.
São ministradas atividades adequadas ao nível etário e de desenvolvimento em que a criança se encontra, visando ao desenvolvimento de suas habilidades artísticas e desportivas, além de atividades de acompanhamento pedagógico. A proposta pedagógica adotada pelo Colégio Criativo Mackenzie implica conduzir o aluno a "aprender a aprender".
No mundo em que vivemos, com mudanças velozes, tanto tecnológicas quanto de saberes em geral, o Colégio Criativo Mackenzie tem como meta desenvolver permanentemente novas competências e habilidades.
Por isso não se limita apenas a transmitir conteúdos conceituais - "o saber", mas também conteúdos procedimentais - "o saber fazer" e atitudinais - "o ser".
Um ensino de qualidade que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade deve também contemplar o desenvolvimento das capacidades que possibilitem adaptações às novas realidades do mundo moderno, como o trabalho em equipe, relações interpessoais, o senso crítico, a criatividade, a resolução de problemas, cultivar os bens sociais, culturais, ambientais etc.
Uma das estratégias utilizadas para desenvolver as competências do "saber fazer e ser" é o exercício constante de uma prática que coloca desafios e situações-problema, em que o aluno planeja como resolver à partir de materiais concretos, colocando em prática tudo o que sabe sobre o fato, utilizando argumentação e decidindo como responder através das várias formas de expressão. A investigação é prática que acontece cotidianamente e desencadeia o prazer pelo aprender e a curiosidade do aluno em buscar conhecimentos, promovendo a aquisição de habilidades e competências nos níveis, físico, cognitivo, afetivo e psicomotor.
No Colégio Criativo buscam-se desenvolver as seguintes competências nos educandos:
- Iniciativa
- Curiosidade
- Senso crítico
- Autonomia
- Comprometimento
- Desenvoltura verbal
- Trabalho em grupo
Nosso Colégio fundamenta seus cursos com ênfase nesses objetivos, a fim de tornar a aprendizagem desafiadora, utilizando várias estratégias, para tornar o educando um sujeito investigativo, curioso e ativo.